Quem tem sido o nosso referencial?
- mocidadenj
- 31 de jan. de 2018
- 3 min de leitura

Todos nós temos alguém como referencial, alguém que nós admiramos e gostamos de observar. Como seres humanos, sempre adquirimos os traços e as características das pessoas que convivemos. Muitas vezes aquilo que criticamos em algum familiar nosso ou em alguém que tenhamos convívio, quando paramos para ver, estamos fazendo o mesmo
Deus ao enviar Jesus a essa Terra, tinha alguns propósitos. O mais importante e que logo vem a nossa mente é a Salvação! Ele veio para nos salvar da condenação eterna e nos dar a vida eterna ao Seu lado; esse é o melhor presente que alguém pode receber na vida.
Porém, os planos de Deus não paravam por aí.
Na passagem de Mateus 3:13-17, onde observamos o momento do batismo de Jesus, podemos ler que Deus fala audivelmente uma frase que todo filho deseja ouvir de seu pai: “Este é o meu filho amado, em quem me comprazo. ” Qualquer um que lê essa passagem tem o entendimento de que Jesus realmente deixava o coração de Deus cheio de orgulho e prazer!
Talvez, algum dia o pensamento equivocado de que essa frase só poderia ser dita para Jesus, pode ter passado pela nossa mente, já que somos totalmente falhos e ao mesmo tempo tão diferentes de Jesus.
A grande verdade é que Jesus veio a essa Terra para ser o nosso referencial! Ele é o nosso Mestre. Em todos os Evangelhos podemos ver a facilidade que Ele tinha de ensinar as coisas que Deus deseja encontrar em nós. Se pararmos para pensar, todo professor quer ver os seus alunos entendendo e praticando tudo o que um dia ele os ensinou. Jesus não é nem um pouco diferente!
Em Mateus 11:29, Ele diz: “... aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração...”, esse é o desejo do Senhor, ver os Seus filhos praticando tudo o que Ele nos deixou em Sua Palavra.
Como jovens, muitas vezes somos seduzidos a imitar e copiar as coisas, as palavras, os comportamentos e as atitudes que não vem do Senhor.
Fazendo isso, acabamos nos conformando e, infelizmente, de maneira constante, muitos de nós são confundidos com o restante das pessoas desse mundo. Por isso, o apóstolo Paulo nos adverte em Romanos 12:2, dizendo: “ E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. ” Por esse motivo é que Jesus nos convida a ser sal da Terra e luz do mundo. Só conseguiremos nos tornar semelhantes a Ele, quando Cristo for o nosso referencial, quando os nossos olhos estiverem verdadeiramente voltados para Ele. Cada vez que nos enchemos da Palavra, caminhamos com Jesus e deixamos Ele nos transformar, as pessoas ao nos olhar, verão Cristo em nós.
Quem nós imitamos, diz quem nós iremos nos tornar um dia!
Paulo entendeu essa ideia ao afirmar: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo. ” (I Coríntios 11:1)
Será que poderíamos fazer esse convite as pessoas que nos cercam também? Deus quer ver e encontrar em nós o caráter de Jesus. Precisamos buscar esse aperfeiçoamento todos os dias, pois nós nos tornamos semelhantes aquilo ou a quem adoramos. Não podemos nos esquecer, que o mesmo Espírito que estava sobre Jesus, também está sobre nós, quando entregamos nossas vidas a Cristo.
Ter uma vida comum não é algo para nós! Jesus nos chama para viver de maneira sobrenatural, assim como Ele viveu nessa Terra.
Devemos tomar posse das Suas Palavras quando Ele nos afirma que faríamos obras maiores do que as que Ele fez! (João 14:12)
Deus deseja transformar o que ainda existe de ordinário em nós no Seu extraordinário! À medida que permitirmos que Ele nos molde e transforme o nosso caráter, consequentemente, todos ao nosso redor irão ver Cristo sendo manifesto em nós e isso fará com que essas pessoas queiram provar dEle, do seu perfeito e maravilhoso amor.
Que Jesus possa ser o nosso maior referencial!
“Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é Ele quem a aperfeiçoa...”
- Hebreus 12:2
Comments