Neemias na agenda de Deus
- Por Fabíola Silva
- 13 de mar. de 2018
- 2 min de leitura

“Hanani, um dos meus irmãos, chegou de Judá com um grupo de outros judeus. Então eu pedi notícias da cidade de Jerusalém e dos judeus que haviam voltado do cativeiro na Babilônia. Eles me contaram que aqueles que não tinham morrido e haviam voltado para a província de Judá estavam passando por grandes dificuldades. Contaram também que os estrangeiros que moravam ali por perto os desprezavam. Disseram, finalmente, que as muralhas de Jerusalém ainda estavam caídas e que os portões que haviam sido queimados ainda não tinham sido consertados. Quando ouvi isso, eu me sentei e chorei.” (Neemias 1.2-4)
Na agenda de Deus, havia chegado o tempo de reconstruir os muros de Jerusalém! Quem Ele usaria para conduzir esse processo? Neemias, um judeu que era copeiro do rei Artaxerxes, da Pérsia. Embora estivesse distante da sua cidade, ele se interessava por seu povo.
Como vimos nos versículos acima, ao receber as péssimas notícias, Neemias chorou. É evidente que se identificava com seu povo e com a dor de Deus! Por quatro meses, ficou abatido até que o rei percebeu e, após uma conversa, o liberou para ir a Jerusalém.
O Senhor havia incluído Neemias em Sua missão porque, ainda que longe fisicamente, o judeu estava envolvido com a história do seu povo. Desse modo, saiu da sua vida certamente mais confortável na Pérsia em direção ao grande desafio de fortificar toda uma cidade.
Assim como José e Ester, Neemias também achou graça aos olhos de um rei pagão porque os planos de Deus em sua vida eram bem maiores do que poderia imaginar. Estar fora da agenda de Deus é correr atrás do vento e ter uma vida egoísta. Ao vir ao mundo, Jesus cumpriu a agenda do Pai. Também fomos criados para isso!
Comments